Sobre a Revista

A Respectus Educacional é um periódico do Programa de Pós-Graduação e Residência Docente em Educação Integral da Faculdade Batista de Educação e da Rede Batista de Educação. Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica - em português, inglês ou espanhol - manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

O periódico Respectus Educacional nasceu em 2022 e desde o início tem sido cultivado com o objetivo de se tornar uma referência em periódicos tecno-científicos educacionais, a partir de critérios de boas práticas para o Qualis e suas indexações. A palavra respeito é um substantivo oriundo do latim respectus. Na sua origem em latim, a palavra significa “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito e divulgação. Por isso, nosso periódico consiste em um espaço para publicação de artigos originais, resenhas, além de entrevistas e boas práticas, além de um corpo editorial conciso e de acordo com nossos valores.

Todos os artigos de pesquisa publicados na revista passam por uma rigorosa revisão por pares (revisão duplo-cega), com base na triagem inicial do editor-gerente e de arbitragem anônima por pelo menos dois pareceristas anônimos, integrantes do conselho editorial.

Os manuscritos submetidos serão avaliados por membros de seu Conselho Editorial e por revisores ad hoc convidados.

Assim, desejamos apresentar o ambiente da Respectus Educacional, em formato exclusivamente eletrônico e de acesso livre, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos, além de aderir ao movimento de acesso aberto e ciência aberta à informação científica.

A revista encontra-se hoje organizada em quatro seções:

- Artigos originais: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.

- Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional.

- Entrevistas: Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.

- Boas práticas: Reúne artigos de opinião e/ou relatos de experiência sobre temas atuais e práticos, de repercussão na área educacional. Acreditamos que não apenas teóricos podem pesquisar e criar métodos de ensino, mas o professor atuante pode, por meio da boa prática, pesquisar teorias e colocá-las em prática (pós-método).

Verifique se está ciente de todas as recomendações para formatação e submissão as  Diretrizes para autores.